Virtualização

10 09 2008

Máquinas virtuais tem feito parte da minha caixa de ferramentas a algum tempo. Minha primeira experiência (ui!) foi com o Vmware. Usei para testar versões de linux, unix e como meu windows-cobaia para testar programas que queria instalar no meu PC. Cheguei a usá-lo em um servidor linux para emular um windows 2000 server para rodar um aplicativo legado em ASP.

Fiquei um bom tempo sem tocar em softwares de virtualização desde que parei de trabalhar com servidores, e quando precisei usar novamente, a Microsoft tinha tornado o Virtual PC free. Utilizei o Virtual PC para tarefas comuns, testar softwares em configuração semelhante a de usuários mas nunca o achei superior ao Vmware em velocidade.

Lendo um post de um blog ( não me lembro qual, mas sei que veio no rss do dotnetkicks ) li sobre a experiência de um desenvolvedor .net com o VirtualBox, free, recém comprado pela Sun na época. O desenvolvedor fez alguns testes comparativos de performance entre o Virtual PC e o VirtualBox, e o VirtualBox se destacava muito em eficiência na utilização do disco.

Resolvi testá-lo e confirmo: Realmente a diferença de velocidade é sensível.

Windox XP rodando no VirtualBox tendo o Mac OS X como host.

 

Resumo: Software para Virtualização

Homepage: http://www.virtualbox.org/

Ações

Information

Deixe um comentário

