Linq to SQL – Parte 2

17 09 2008

Bom galera dando continuidade ao post de semana passada sobre linq to sql, como prometido irei falar nesse post sobre como utilizar Joins, Stored Procedures e Views com o linq.

Então Let´s go :D!!!

Bom para começar iremos criar nosso .dbml com as tabelas que iremos utilizar, irei usar o mesmo modelo do post anterior.

img_06

Executando joins entre tabelas

No exemplo de código abaixo estou realizando um join entre a tabela “Customer” e “CustomerProduct”, e exibindo para cada cliente a quantidade de produtos que o mesmo possui através de um “group by”. Perceba que posso atribuir o nome que desejar para o campo Nome do cliente e Quantidade de produtos apenas setando um alias para cada campo.

image1

Trabalhando com Views

Para trabalhar com Views no linq é muito simples basta arrastar a view do seu banco de dados para seu .dbml. Sua view será criada como uma tabela dentro de seu .dbml (ver figura 1) e então você poderá listar seu restulado, fazer filtros, ordenar etc, como se fosse uma tabela de seu banco (ver figura 2).

image2
Figura 1

image3
Figura 2

Trabalhando com Stored Procedures

Para executar Stored Procedures de seu banco de dados é bem semelhante a trabalhar com Views, primeiro precisamos arrastar nossa proc para nosso .dbml (ver figura 1) como foi feito anteriormente com nossa view. Porém ao contrário da view a proc não é exibida como uma tabela em nosso .dbml e sim na janela “Methods Pane” ao lado. Feito isso já podemos utilizar nossa proc em nosso código como mostrado no exemplo abaixo (ver figura 2).

image4
Figura 1

image5
Figura 2

Repare que no construtor da chamada da proc estamos passando o paramêtro que a mesma recebe que é o “ProductID”. Com isso ela nós retorna o resultado para seu tipo de dados então podemos trabalhar com os mesmos da maneira que quisermos.

Bom nós vimos nesse post como é simples e rápido trabalhar com Stored Procedures, Views e Joins utilizando o Linq to SQL.

Para quem quiser aprender e praticar mais como construir queries com o linq existe um programa freeware chamado LINQPad que te auxilia na criação de queries. É um ótimo programa para praticar e aprender a montar queries simples e complexas com o linq. Segue o link abaixo do site para download do software.

http://www.linqpad.net/

Até a próxima :D!!

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: