Automatizando tarefas e gerando um script Ruby executável

28 10 2010

Ruby é uma linguagem muito prática, e a montanha de gems disponíveis para as mais diversas tarefas torna a escolha perfeita para automatizar tarefas repetitivas (o famoso CornoJob).

Temos um aplicativo web aqui no trabalho com formulários gigantescos que têm que ser preenchidos em uma ordem específica. Eu perdi muito tempo procurando plugins para browser, ferramentas de automatização, mas nenhuma me permitia customizar o suficiente para atender minha necessidade.

Foi então que conheci o Watir.

Instalei a gem, fiz o script que preenche o formulário, valida os dados no BD, entre outras coisas que tomavam um tempo muito grande e eram chatos pra caramba de se fazer. Um trabalho puramente manual e sujeito a falhas de digitação.

Outro script automatiza a criação de sites no IIS, configura um aplicativo PHP para gerenciamento de arquivos remotamente.

Esse segundo me fez procurar um modo de gerar executáveis (.exe) dos meus scripts já que eu não quero instalar o ruby no servidor.

Encontrei então essa a gem OCRA que resolve o problema perfeitamente. Ela embute o interpretador, gems, dlls e arquivos que seu script usa, gerando um executável comprimido.

Desse modo, posso distribuir meus scripts sem que a máquina que vai rodar tenha que instalar o interpretador, e principalmente, sem que eu tenha que trocar de linguagem 😀

Ações

Information

One response

26 01 2011
Lucas Masotti

Legal!
Tava precisando disso para uns scripts básicos 😀

Deixe um comentário

