Análise: VIM for Rails Developers

13 03 2011

http://www.codeulatescreencasts.com/products/vim-for-rails-developers

Eu li recentemente a análise do screencast acima, e fiquei muito interessado.

Uso VIM frequentemente, principalmente depois de ler este post: http://bit.ly/aRNMT4, mas não sei muito além da edição básica e usar alguns plugins. Algo que, confesso, não foi fácil de dominar.

Como os reviews dos sites linkados na página, eram só elogios, enviei então um email para o dono do site, Ben Orenstein que é um desenvolvedor Rails full time, e que se intitula um “vim junkie” (junkie=viciado).

Me dispus a fazer este review e ele gentilmente me liberou acesso ao screencast.

Ele respondeu meu email em 3 minutos, e pelo conteúdo você logo percebe que Ben é um cara entusiasmado:

Alex — that would be AWESOME.
I’ve sent you a free download link.

O screencast está em formato MOV, são 36 minutos muito bem feitos. A qualidade do vídeo é excelente, o áudio está claro e Ben tem uma ótima dicção.

Separei alguns pontos que julguei marcantes:

  • Introdução.

Achei curioso o fato dele abordar digitação. Realmente, passamos horas e horas digitando quando programamos. Quanto mais rápido você conseguir traduzir suas idéias em código, melhor, certo? Ben dá algumas dicas de como melhorar sua velocidade.

Todo bom desenvolvedor deve procurar aumentar sua eficiência, Ben deixa claro que leva isso bem a sério. Tão a sério que ele usa um teclado Dvorak.

Plugin, desenvolvido por Tim Pope.

Com exemplos muito claros, são mostradas as funcionalidades desse plugin obrigatório para todo desenvolvedor Rails.

Outro plugin obrigatório, implementa a aclamada funcionalidade de snipets do Textmate. São apresentadas as principais funcionalidades e exemplos de como criar seus próprios snipets.

Nesta parte eu aprendi muito. Eu não fazia idéia da funcionalidade que estava perdendo por não usar esta ferramenta. A navegação pelo código fica muito prática, a saudade da funcionalidade presente em muitas IDEs foi-se embora.

  • Ack – better than grep

Já precisou procurar por um texto vem vários arquivos? Se você não conhece o Ack, provavelmente usa grep. O ack tem funcionalidade similar, mas é mais foi desenvolvido com programadores em mente. Você aprenderá a utilizar a ferramenta integrada ao Vim.

  • Outras dicas.

Ben fecha o screencast com dicas rápidas de uso de várias funcionalidades, sempre tendo o desenvolvimento Rails em mente, aprendi MUITA coisa.

Conclusão:

Vale a pena comprar o screencast. Quanto você pagaria para ter uma aula com um desenvolvedor experiente em Vim e Rails? Certamente bem mais do os $11.99 cobrados pelo vídeo.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: